PREPARA, do verbo preparar. (Indicativo, Presente, Terceira Pessoa do Singular). Vem do latim praeparare, formada do prefixo: prae (pré – antes) e o verbo parare (dispor – deixar pronto).
O sentido e a força de uma palavra criam significado, movimento, e nesse caso, um processo. O verbo preparar sempre vai acompanhado de uma ação: preparar-se para cozinhar, estudar, correr, para o inverno. Neste caso, prepara.grd (gestão de risco de desastres).
Quando iniciamos o processo de definir nossa consultoria, surgiram muitas possibilidades de conceitos, ações, imagens e todas elas relacionadas com os desastres ou catástrofes. Mas na busca para chegar ao específico, conseguimos valorizar um dos passos mais importantes para enfrentar um desastre: preparar-se no presente (antes), para um evento que irá ocorrer no futuro (amanhã). A imagem de um “quebra-cabeça” é a peça chave que muitas vezes falta, nos processos que queremos construir. Às vezes deixamos uma peça fora, forçamos ou ignoramos, para terminar o que queremos.
A palavra prepara é uma palavra composta que tem dois sentidos relevantes para nós e que somadas, dão um valor (emocional, espiritual, econômico, social, cultural as pessoas, sua comunidade e seu sistema de governo) incalculável no momento de enfrentar um desastre ou catástrofe:
PRE, tem a ver com o antes e o agora. É uma ação e processo que envolve a todos e todas. Se nos equivocamos agora, fazendo errado ou não fazendo o que devemos fazer, se evidenciará no momento de um desastre, nas pessoas, nas comunidades, em quem governa em quem são parte dos serviços públicos. O PRE é da responsabilidade de todos e todas. Nas relações de poder e nos papéis em que nos movemos em nossas sociedades, é chave alcançar um nível de participação, cidadania que permite ativar e desenvolver as ações com profissionalismo, no tempo oportuno, com qualidade e, sobretudo, centrado nas pessoas e sempre vistas e acompanhadas com dignidade e como sujeitos de direito.
Nosso diagnóstico é que ainda há muito a ser feito no Pré (antes), que há muitas peças do “quebra-cabeça”, que pode montar corretamente a Gestão de Risco de Desastres. Nós somos uma parte do antes da GRD, existem muitos outros e outras que já estão neste processo e por isso queremos nos prepara.grd.
PARA (R), o significado do verbo “parare”, que em latim significa dispor – deixar pronto é a nossa meta a atingir, como consultoria. Mas também queremos dar o sentido: “PÁRA, PÁRA com isso”. Somos parte de um mundo que vivemos, em uma terra que fala de muitas maneiras e, às vezes fala muito forte! Somos seres humanos que, entre nós, provocamos mais danos do que quando a terra fala. Somos testemunha que a soma do que acontece com os eventos da Terra e onde estamos vivendo, somado a um ANTES que não foi trabalhado, preparado, provoca muito lamento e perdas. Mas não paramos com isso, seguimos repetindo os mesmos erros e horrores; aprendemos, mas não corrigimos. Sabemos, por exemplo, que todos os anos há estações chuvosas, sabemos que com as mudanças climáticas, as chuvas estão se mostrando mais forte e com maior impacto. Sabemos todos, sabem as comunidades, os que governam em todos os níveis, a academia através da ciência e tecnologia, mas não paramos com isso.
PREPARA GRD é uma peça desse “quebra – cabeça” que quer “parar com isso” entendendo que podemos conseguir, que podemos avançar, que podemos mitigar, minimizar. É possível deixar pronto antes, preparar, formar, capacitar, treinar. Nosso compromisso está baseado na convicção que como seres humanos podemos conviver e coexistir com a Terra e entre nós, de maneira harmoniosa, saudável e sustentável.
PREPARA é uma Consultoria, uma ferramenta, uma experiência a serviço das pessoas, comunidades e organizações. Busca salvar vidas, prevenir, minimizar e mitigar os efeitos e os impactos mediante um evento de desastre ou catastrófico.
Prestamos, facilitamos, intercambiamos e reinventamos ferramentas para a Gestão de Risco de Desastres, com enfoque humanitário, aos governos locais, sociedade civil, escolas, empresas no âmbito local, regional, nacional e internacional.
Pessoas, comunidades e sociedade se apropriam de uma cultura preventiva, aplicam, promovem e articulam protocolos de autocuidado e cuidado de sua vida e seu meio ambiente.
PREPARA recorre e promove todas as ferramentas metodológicas que facilitam o aprendizado e o intercâmbio deste entre todos e todas. O respeito pelos saberes gerados pelas experiências de vida, cultura e aprendizados em aula, são a base para uma mudança cultural que incorpora e integra a GRD como a base de uma vida segura e digna seja onde quer que se viva.
As aprendizagens alcançadas por erros e horrores nas respostas humanitárias, nas políticas públicas, nas normas ditadas e as inexistente, mas necessária, nas práticas individualistas, nos costumes que geram perigo ou descuido, nos leva a explicar PRINCÍPIOS básicos para a mudança cultural que promovemos.
Copyright © 2023 Prepara GRD Consultoria. Todos os Direitos Reservados.